A importância da experiência artística e estética para a pessoa idosa
A experiência estética proporciona uma oportunidade de conscientização dos próprios sentimentos. Através da apreciação das produções artísticas de todos os tempos, é possível perceber o sentido expresso pelo humano nos diversos períodos históricos.
De maneira que a arte não apenas nos emociona, mas também nos leva a refletir sobre nós mesmos e sobre a sociedade em que vivemos.
Ao considerarmos a arte como uma possibilidade de conhecimento, compreendemos que cada obra é uma expressão individual de um determinado olhar para o mundo. É importante ressaltar que essa expressão individual não deve ser confundida com o individualismo, pois a arte também nos conecta com os demais, despertando em nós uma percepção compartilhada da experiência humana.
Isso não significa necessariamente compreender a realidade como ela se apresenta, mas sim entender como ela é tratada na apropriação e transformação realizada na obra de arte.
A arte é uma poderosa força social, capaz de abalar e comover as pessoas. Ao apreciar a arte, somos convidados a refletir e dialogar sobre as diversas formas de representação, enriquecendo nosso entendimento da experiência humana e da sociedade em que vivemos.
No percurso de vida vivemos nossas experiência, cada pessoa a sua maneira, inserida num contexto próprio, psicossocial educacional. Continuar este encontro com as manifestações artísticas, ou experiência de contemplação artística mantem nossa plasticidade neural. Valorizando a importância deste momentos, atualizados por estas experiências.
Apresentamos alguns benefícios neste encontro com manifestações artísticas, para todas as pessoas, principalmente as pessoas idosas, que se mantem curiosas e atualizadas.
- Ao entrar em contato com obras de arte que carregam uma carga emocional, as pessoas idosas podem experimentar uma ampla gama de sentimentos, o que ajuda a estimular suas emoções positivas e a lidar com as emoções negativas.
- Através da apreciação de produções artísticas as pessoas podem se reconectar com períodos e eventos do passado que lhes são familiares. Isso pode trazer uma sensação de nostalgia e pertencimento, reforçando sua identidade e memória.
- Refletir sobre as obras de arte e sua relação com a sociedade, promove o desafio a pensar criticamente, a expressar suas opiniões e a se engajar em discussões intelectuais. Essa estimulação cognitiva é benéfica para a saúde mental e pode ajudar a manter a mente ativa.
- A apreciação da arte é uma atividade prazerosa e divertida. Visitar exposições, assistir a apresentações teatrais ou musicais ou mesmo ao admirar pinturas ou esculturas em casa, leva a momentos de entretenimento e lazer.
- Eventos culturais e espaços artísticos muitas vezes são espaços para encontros sociais e interações com outras pessoas. Proporcionando oportunidade de conhecer novas pessoas e estabelecer vínculos com aqueles que compartilham interesses similares.
Trazemos a reflexão sobre a importância da manutenção destas experiências, como um aspecto da vida da pessoa idosa que deve ser valorizado e estimulado, por todos que estão ao seu lado, familiares, amigos, cuidadores. Sabendo dos benefícios que estas experiências podem proporcionar.