A insônia é um problema de sono comum entre os idosos.
Conforme envelhecemos, o nosso sono se torna mais fragmentado e menos restaurador. O que pode levar a dificuldades para dormir e manter o sono ao longo da noite.
Um fator importante é conhecer o ritmo de nosso ciclo circadiano.
Ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. Ele sofre influência de fenômenos da natureza, como a incidência de raios solares, a luminosidade e a temperatura. Promovendo a renovação celular, o ciclo sono-vigília, a secreção de hormônios e o metabolismo energético, principais processos biológicos.
Neste relógio biológico, por um período de aproximadamente 24 horas, vão ocorrendo uma série de mudanças no funcionamento do organismo (de quase todos os seres vivos), de forma que a claridade do amanhecer estimula a liberação de cortisol, o hormônio que nos deixa despertos. E no anoitecer, inicia-se a produção de melatonina, o hormônio que induz ao relaxamento e ao sono, ocorrendo picos de energia e de cansaço. O ritmo do ciclo circadiano organiza os sistemas mentais e físicos.
Alguns fatores surgem no decorrer do envelhecimento como dificuldade em adormecer, como o encurtamento da fase do sono profundo, ou um sono mais fragmentado, levando os idoso a acordarem com mais frequência, durante a noite. Também considerando condições de saúde do idoso, como doenças cardíacas, respiratórias, dor crônica, entre outras, de forma a progressivamente ir alterando o ciclo circadiano, e consequentemente o ciclo do sono.
Observa-se a prevalência de 30% a 60% de problemas de insônia dependendo da população estudada. O que afeta diretamente a qualidade de vida do idoso, aumentando a probabilidade de doenças como depressão, ansiedade, fadiga, dificuldade de concentração entre outras
Como recomendação sugerimos 5 dicas para prevenir e ou minimizar os problemas causados pela insônia:
1-Manter um horário regular para dormir e acordar, buscando regular o relógio biológico.
2-Criar um ambiente agradável para o sono, de acordo com os costumes de cada pessoa, quarto escuro, silencioso, com ventilação. Evitar usar aparelhos eletrônicos com muita luz, como celular, televisão, antes de dormir.
3-Fazer atividades relaxantes antes de dormir, como ler livros, ouvir música, ou exercitar técnicas de relaxamento para o corpo e mente.
4-Evitar substâncias estimulantes com cafeína, álcool, nicotina e outras.
5-Praticar atividades físicas regulares, dentro da condição do idoso, caminhadas, exercícios ao ar livre
Havendo persistência do quadro de insônia é importante consultar um médico para avaliar as causas não explicitas para compreender o quadro, buscando opções de tratamento como terapia cognitivo-comportamental, medicamentos para dormir ou outras orientações.