As pessoas estão vivendo mais, uma mudança sem precedentes e que representa grandes desafios para setores fundamentais da sociedade, em especial os relacionados aos cuidados de saúde. Com o perfil médio da população mundial se transformando rapidamente, o avanço ágil da tecnologia terá cada vez mais um papel fundamental no atendimento de novas demandas que estão surgindo para atender a esse público.
Na prática, estima-se que os 73 milhões de indivíduos que compõem a geração baby boomer atinjam 65 anos ou mais até 2030 na maior economia do mundo, segundo dados do governo dos Estados Unidos. Projeções do Eurostat, gabinete de Estatísticas da União Europeia, apontam que a região vai atingir o pico da terceira idade já em 2026, somando 449.3 milhões de pessoas. Já no Brasil, a perspectiva é de que o número de idosos ultrapasse o total de crianças entre zero e 14 anos em 2030, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde.
Esse envelhecimento da população mundial, apesar de esperado, traz preocupações iminentes, principalmente, em relação à oferta de cuidados médicos e serviços de saúde. A nível da União Europeia, a Eurostat constatou que, em 2019, a percentagem de idosos que relataram a utilização de serviços de cuidados domiciliares para necessidades pessoais foi de 28,6%. No Brasil, levantamento do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que, no mesmo ano, o número de pacientes atendidos em Atendimento Domiciliar e Internação Domiciliar foi de 292 mil, seguindo em crescente alta desde então.
Monitoramento constante
O home care, ou atenção domiciliar, é um serviço prestado por uma equipe multidisciplinar que visa a manutenção e o bem-estar dos pacientes. É indicado para pessoas com doenças crônicas ou com dificuldades de locomoção que necessitam de um cuidado contínuo. Incluindo consultas, exames, aplicação de medicamentos e, em casos mais graves, até a internação domiciliar, permite oferecer tratamentos mais ágeis e humanizados, trazendo maior conforto aos usuários.
A matéria continua em em medicinasa.com.br
Por Cesar Griebeler
Veja matéria completa em medicinasa.com.br