É importante estar atento à solidão da pessoa idosa por várias razões. Em primeiro lugar, a solidão pode ter um impacto negativo na saúde física e mental da pessoa idosa. A falta de interação social regular pode levar a problemas como depressão, ansiedade e até mesmo doenças cardíacas. A solidão pode desencadear ou agravar sentimentos de tristeza e melancolia nas pessoas idosas, por se sentirem isolados pela falta de relações afetivas e apoio social
A percepção de isolamento, significa para eles, terem sido esquecidos ou negligenciados, afetando sua autoestima e autoconfiança levando-os a questionar seu propósito de vida
As pessoas que fazem parte do grupo familiar, grupo de amigos, devem estar atentas aos sinais de tristeza, de falta de interesse, pouca energia para as atividades do dia a dia.
É esperado que haja um olhar de empatia e consideração, levando a uma reflexão sobre o que seria possível fazer para reverter este estado de solidão, considerando as histórias das pessoas e suas relações construídas. Alguns conceitos com respeito, dignidade, consideração pela experiência da pessoa idosa adquirida com os anos, são colocados em xeque.
Seria esperado que fossem norteadores de ações preventivas por parte do ciclo familiar, social e governamental.
Infelizmente apesar de ações governamentais como a Política Nacional do Idoso ( Brasil, 1994), Estatuto do Idoso, (Brasil 2003)
Projeto de Lei n°6583/2013 sobre Estatuto da Família poucas leis são cumpridas e respeitadas, principalmente na responsabilização do cuidado e garantia do bem-estar da pessoa idosa.
Também entendendo que a relação dos filhos e parentes com as pessoas idosas pode ser uma questão complicada. Por um lado, muitos filhos e parentes têm estado ocupados com suas próprias vidas e responsabilidades, o que pode dificultar a disponibilidade de tempo para um cuidado adequado.
Assinalar a importância deste olhar para a questão da solidão da pessoa idosa e ações efetivas, onde haja aproximação de todos que a cercam, ouvindo e criando as melhores soluções para reversão do quadro de tristeza e isolamento é um caminho para um ganho não só para a pessoa idosa, mas também para a família e sociedade.