Cuidados com a pele do idoso no verão

Em dezembro temos a campanha do dezembro laranja.

Assim como o outubro rosa e o novembro azul, em dezembro o laranja remete à conscientização a respeito do câncer de pele. Essa é uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia para aumentar conhecimento sobre essa questão.

Há diversos tipos de câncer de pele, desde aqueles que conseguem ser tratados apenas pela retirada cirúrgica, até aqueles que são mais graves e podem originar metástases, exigindo tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. Os cânceres mais comuns são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, e os mais graves são os melanomas.

Os cânceres de pele tem relação com a exposição aos raios ultravioleta. E é por isso que a campanha visa também a conscientização sobre os riscos da exposição solar excessiva pelos malefícios da radiação solar.

A campanha também visa o alertar sobre a necessidade de reconhecimento precoce de lesões potencialmente malignas, e é por isso que, em caso de suspeita, deve ser procurado um profissional para avaliar.

A exposição solar também tem seus benefícios, como a geração de vitamina D. Porém, devido ao risco de câncer de pele, a exposição ao sol deve ser limitada mesmo em vigência de deficiência de vitamina D, porque existem alternativas para a reposição desta por meio de medicação.

Outros cuidados com a pele do idoso envolvem a hidratação. O próprio envelhecimento da pele faz com que haja menos oleosidade na pele, e também a redução da elasticidade, fazendo com que haja maior aparecimento de lesões por secura, coceira e incômodo.

Assim, devemos recomendar alguns cuidados sobre o banho. Em primeiro lugar, a temperatura da água não deve ser muito quente. Dar preferência aos banhos mornos e mais curtos.

Também se recomenda o uso da menor quantidade possível de sabão sobre pele seca, ou seja, que se use sabão apenas em regiões íntimas, axilas e nádegas. No restante do corpo, a higiene deve ser feita apenas com água.

Deve-se também evitar ao máximo o uso de buchas ou esponjas, sob o risco de se descamar a pele, que já é mais fina, e assim provocar maior secura, coceira, e potenciais lesões.

Assim, a recomendação é de que usem  produtos conhecidos como os syndets, que são detergentes sem sabão, ou seja, são produtos de limpeza para pele que não removem a gordura. Além disso, deve-se utilizar hidratantes para a pele, como cremes e loções, para garantir que a pele retenha sua umidade natural.

Outra maneira de se garantir a hidratação cutânea é garantir também a hidratação do corpo de modo geral. Sabemos que existe uma tendência dos idosos de perder a sensação de sede, e por isso tomar menos líquidos. Desta forma, é importante recomendar o consumo de líquidos, respeitando eventuais restrições do volume que o idoso possa ingerir devido alguma doença.

Nós da Austil Z estamos atentos a estas recomendações, para a prevenção e incremento a saúde do idoso e sua família. Repensar hábitos, exposição ao sol, inserir novos hábitos, hidratação da pele, beber mais líquidos, procurar ajuda médica ao observar alguma alteração na pele, fazem parte do dezembro laranja, um mês para reforçar e conscientizar sobre o câncer de pele.

plugins premium WordPress