Com relação aos cuidados que devemos adotar no verão existem alguns aspectos que são particularmente importantes para o idoso.
No verão faz mais calor, ocorrendo maior perda de suor, e portanto aumenta o risco de desidratação. Idosos que usem remédios, como os diuréticos, que estimulam para a produção de urina, devem tomar especial cuidado com o consumo de líquidos, para que se diminua o risco de desidratação.
Idosos que tenham dificuldade de se comunicar, por alguma doença neurológica ou sequela, devem receber especial cuidadado, porque não manifestam seu desejo ingerir líquidos, e portanto, para eles deve ser dada maior volume de líquidos nos dias quentes, mesmo sem indício de que estejam com sede.
O volume da urina pode ser um bom parâmetro da hidratação dos idosos. Se houver a constatação de que se está fazendo menos xixi, ou que o aspecto da urina está mais concentrado, nesses casos é importante aumentar a quantidade de líquido ingerido .
É por conta do calor também que pode ocorrer mais o fenômeno da vasodilatação, aumentos do calibre das veias, o que piora condições como as varizes. Por isso, pacientes que tenham essa condição, devem reforçar o uso de meias elásticas e também procurar elevar os membros especialmente no final do dia, quando a condição pode ficar ainda mais exacerbada.
Já fizemos uma postagem anterior sobre os cuidados em relação ao sol mas é importante sempre reforçar que a exposição solar deve ser sempre acompanhada do uso de protetores, sejam eles físicos ou químicos, como roupas ou cremes.
Fizemos também em uma postagem anterior, na qual falamos sobre os cuidados com a pel. Lembrando que a exposição solar, a cloro ou a sal, pode piorar o ressecamento da pele, que como já falamos, no idoso é algo comum. Portanto, se houver exposição a esses elementos, lembrar sempre da hidratação da pele.
É no final do ano ocorrem as confraternizações de Natal e Ano-Novo, épocas que se costuma comer em maior quantidade, e mais alimentos gordurosos e calóricos. Sem querer estragar a ceia de ninguém porém excessos alimentares podem ter repercussão não só em ganho de peso como o consumo aumentado de sal pode ser algo potencialmente prejudicial. Ou seja, recomendamos que sempre haja parcimônia no consumo destes alimentos equilibrando-se a festividade com os cuidados com a saúde.