Demências e Doença de Alzheimer
Dr. Natan Chehter
Existe uma confusão muito comum entre pacientes e familiares sobre esses dois termos.
Afinal, Doença de Alzheimer e demência são a mesma coisa?
Para o começo da conversa é preciso definir o que são as Demências.
Demência é o comprometimento das funções do indivíduo, em outras palavras é uma alteração da funcionalidade desse indivíduo, por uma causa relacionada à memória, atenção, comportamento, ou outras funções mentais, ao que chamamos de cognição.
Então, a demência acontece quando a pessoa está mais limitada por uma alteração do funcionamento da sua cognição. Em termos mais técnicos, demência é uma alteração da funcionalidade às custas de um declínio cognitivo.
Quando uma pessoa, por exemplo, fica com dificuldade de fazer a contabilidade de casa, devido à dificuldade de fazer contas, ou por se esquecer das datas de vencimento, ou da senha do Banco, poderia se suspeitar de uma demência.
Quando se percebe que o familiar está mais repetitivo, fazendo confusão de informações, nomes ou datas, por exemplo, deve-se procurar uma avaliação especializada.
A demência não é algo que vem com a idade, não é algo esperado que aconteça com todos os idosos.
Isso é muito importante de ser conhecido. Porque muitas vezes o diagnóstico fica atrasado por se achar que uma alteração da memória é “da idade”.
Quando existe algum comprometimento da independência da pessoa, é sempre sinal de que algo vai errado, e é necessário investigar.
Existem outras doenças, que não sejam só as doenças “da memória”, ou melhor, da cognição, que podem fazer a pessoa ficar mais comprometida em suas funções. Um quadro de depressão grave, por exemplo, ou alguma alteração da tireoide, alguma deficiência de vitamina B12, podem imitar um quadro de demência.
Sempre é importante também revisar os remédios que estão sendo usados. Uma vez que algumas medicações podem estar associadas.
Por tudo isso, é importante pesquisar causas que se pareçam com a demência, e possam eventualmente descartar esse diagnóstico. Mas quando essa investigação está sendo acompanhada pelo médico, aí pode-se estabelecer o diagnóstico de demência.
Quanto é feito o diagnóstico, passamos a investigar as causas das demências.
Elas podem ser devidas a várias doenças: existe a demência na Doença de Alzheimer, a Demência Vascular, a Demência por Corpos de Lewy, a Demência na Doença de Parkinson, entre muitas outras.
Assim, toda Doença de Alzheimer é uma demência, mas nem todas as demências são pela Doença de Alzheimer.
O diagnóstico correto e precoce da demência em si, e da doença que a está causando são de suma importância.
Por isso, quando há suspeita de que pode haver algum quadro de demência, deve-se procurar um profissional habilitado o mais breve possível, para se fazer o diagnóstico e assim, se iniciar o tratamento correto.