O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental, que tem como objetivo promover a prevenção e o tratamento de problemas emocionais.
O tema deste ano, A VIDA PEDE EQUILÌBRIO, destaca a importância de encontrar este equilíbrio entre nossas necessidades físicas, espirituais, emocionais buscando uma vida mais saudável e feliz. Esta Campanha foi criada em 2014 pelo Instituto Janeiro Branco de Minas Gerais, com objetivo de chamar atenção para a causa da Saúde Mental, e o decréscimo do estigma associado a esta causa.
Os idosos tendem a uma certa vulnerabilidade a desenvolver doenças como a depressão e ansiedade, isolamento social, baixa autoestima. O que afeta a capacidade de realizar tarefas externas e aumentar o risco de quedas e fraturas ósseas, levando a necessidade de cuidados hospitalares e de longa duração. Considera-se desencadeadores destes processos, a ocorrência de perdas de entes queridos, diminuição da capacidade física, mudança de papéis sociais e solidão.
Neste momento de vida da pessoa idosa é necessário haver um acompanhamento mais aproximado das pessoas de sua convivência, para o encaminhamento adequado a um tratamento médico, psicológico e social.
O tema deste ano “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO” propõe uma ação/reflexão sobre a importância do ambiente, onde estamos inseridos, seja ele familiar, social, melhor; biopsicossocial. Refere a preocupação com todos de nossa rede, os mais vulneráveis como as crianças, idosos e pessoas com alguma deficiência. E da busca de alternativas para melhorar os desequilíbrios neste ecossistema familiar e social.
Leia também: Janeiro Branco – Quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum
A Austil Z propõe um espaço de interlocução e diálogo através de nossa plataforma, e oferece um acompanhamento personalizado, na adesão de nossas assinaturas.
Vamos conversar sobre os melhores caminhos para o incremento de nosso equilíbrio e por consequência, qualidade de vida?